Usina de asfalto ignora regras e continua a poluir


Barra News acompanhou os trabalhos de reportagem de Tiago Scheuer, da Rede Globo, sobre uma novela que dura décadas. Estamos falando dos transtornos causados por uma usina de asfalto daPrefeitura de São Paulo na Barra Funda, que polui o ar, faz barulho e ignora descaradamente asnormas determinadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), de quem nos últimos tempos já levou 25 multas.
A reportagem, que foi ar dia 8/6, no telejornal SPTV 2ª edição, ouviu moradores próximos à usina, que reclamam da fuligem e do pó preto que invadem suas residências, do mau-cheiro e de problemas respiratórios causados pela poluição.
Entre os entrevistados, a secretária Cristina Maria Correia Figueiredo reclamou dos problemas respiratórios que acometem ela própria e sua família. A residência dela, um sobrado, fica a cerca de 100 metros da usina.
Recomendações da Cetesb não são acatadas
A servidora pública Fernanda de Oliveira Pinto, que também mora nas proximidades, exibiu representação que encaminhou ao Ministério Público relatando as determinações da Cetesb que não são cumpridas pela usina, as quais podem novamente determinar o seu fechamento.
A usina de asfalto da prefeitura paulistana, na Barra Funda, é de longa data um verdadeiro tormento para quem mora nos seus arredores.
Nos últimos 17 anos, a usina, que opera sem licença desde de dezembro de 2017, recebeu uma dezena de advertências e 25 multas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Os motivos principais das punições: barulho, alta emissão de poluentes e contaminação de águas subterrâneas.
Fernanda entrou com representação junto ao Ministério Público
Cristina, que reside a 100 metros da usina, diz que sua família sofre com problemas respiratórios
A chaminé fica o tempo todo soltando fumaça poluente


Comentários

+VISITADOS

Barra Funda terá conjunto habitacional da Cohab

Assim ficará conjunto de habitação popular no terreno da antiga Usina de Asfalto

Ocupação sob viaduto é tema de encontro com subprefeito da Sé