Nacional festeja 100 anos de futebol e história

Auditório lotado para acompanhar as homenagens ao "Ferrinho", como o Nacional é carinhosamente chamado

Na noite de segunda-feira, 25/2, o Nacional Atlético Clube, time da Barra Funda cuja história tem tudo a ver com as origens do futebol brasileiro, em sessão solene realizada em sua sede social festejou o centenário de sua fundação, que aconteceu a 16 de fevereiro de 1919. Foi uma noite de gala, marcada por muitas emoções e lembranças da trajetória do clube carinhosamente chamado de “Ferrinho”, por suas ligações de nascimento com a São Paulo Railway, primeira ferrovia a cruzar o Estado de São Paulo.
Mauro Silva e Osmar Santos 
Com a apresentação do experiente mestre de cerimônia Claúdio Blanco Alba, a sessão solene teve a mesa composta pelo vereador paulistano Toninho Paiva, responsável pela homenagem; Ayrton Franco Santiago, presidente do Nacional; Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF); Américo Calandriello Junior, vice-presidente de Relações Institucionais da Federação; Mauro Silva, ex-jogador de futebol e atual vice-presidente da FPF; Jorge Abicalam Filho, representante do Sindicato das Associações de Futebol de São Paulo (Sindibol); Domingos Sanches, presidente do  Clube Atlético Juventus; Osmar Santos, o “Pai da Matéria”, narrador esportivo que marcou época no rádio e que teve a carreira interrompida por um acidente de automóvel; e Luciano Faccioli, jornalista e apresentador de tevê.

HINO DO CLUBE NO GOGÓ A abertura musical do evento ficou a cargo da Banda da Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do inspetor de Divisão, José Carlos Milanez, que entre outras composições executou o Hino Nacional e, posteriormente, num momento de grande emoção, o Hino do Nacional Atlético Clube, cantado pela maioria dos presentes.
Santiago, presidente do Nacional
Na oportunidade, como homenagem ao jornalista e apresentador Roberto Avallone, falecido nesta segunda-feira, foi feito um minuto de silêncio.
Por meio de um vídeo, convidados e plateia conheceram um pouco mais da história do Nacional e, posteriormente, puderam acompanhar diversos pronunciamentos da mesa, enaltecendo a data.
O presidente Ayrton Santiago deu ênfase ao descerramento de duas placas por ocasião do aniversário da agremiação: uma por parte da Câmara Municipal de São Paulo e outra pela Federação Paulista de Futebol.
Para Santiago, o momento foi muito significativo e emocionante. No seu discurso, agradeceu a iniciativa do vereador Toninho Paiva, que já havia prestado uma homenagem quando o Nacional completou 90 anos, lembrando ainda, às cerca de duzentas pessoas presentes, momentos marcantes das origens do Nacional, situações históricas alusivas à coletividade ferroviária, além de importantes detalhes da trajetória do “Ferrinho".

ATLETAS E CIDADÃOS O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, parabenizou o clube, destacando que “ele dignifica o futebol de São Paulo. É uma marca importante. É a tradição do futebol. Está presente na minha vida como dirigente esportivo, quando, numa ocasião, assumi o Taubaté. Não é toda hora que se forma um craque, mas é todo momento que se forma um cidadão e o Nacional Atlético Clube contribui para este êxito”.
Reinaldo Bastos, presidente da FPF
O proponente da sessão solene, vereador Toninho Paiva, ressaltou o objetivo da solenidade e sobre a emoção que lhe desperta o Nacional Atlético Clube:
“Sempre fui ligado ao esporte e ao futebol. A presença de todos aqui dá um ânimo para continuarmos nesta empreitada. Obrigado por participarem de uma noite festiva, que vou guardar em minha memória. Já participei de vários eventos, inclusive na Câmara Municipal, mas poucos me emocionaram como este no Nacional Atlético Clube”, frisou.

TRENZINHO CAIPIRA Depois dos pronunciamos oficiais, o público pode contar ainda com a magnífica apresentação do violonista Robson Miguel, um dos principais nomes do mundo quando o instrumento é violão. Robson foi o único brasileiro a conquistar o maior título na Espanha, a terra onde nasceu o instrumento, como o 1° Violonista do Ranking Mundial.
Robson Miguel, craque no violão
O artista deu um show, executando no violão o Tema da Vitória, canção que sempre nos remete a Ayrton Senna, e Trenzinho Caipira, do genial compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.
Em seguida, deu-se início a uma série de homenagens como reconhecimento aos abnegados esportistas e importantes empresários que colaboram no dia a dia da entidade. Esta a relação dos homenageados: Ayrton Franco Santiago, presidente do Nacional Atlético Clube; Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol; Arnaldo Franco Albano, encarregado de RH; Carlos Eduardo Fernandes Gregorio, ex-goleiro e atual preparador de goleiros; Carlos Camillo, gerente administrativo; Claudio Ferraz Aguirre, conselheiro; Conceição Aparecida de Miranda, assistente de Diretoria; Deivid Henrique da Silva, conselheiro, Joali Teixeira dos Santos, conselheiro; José Mathias Arter, ex-vice-presidente; Mateus Machado de Oliveira, parceiro e colaborador do clube; Miguel Ferreira da Silva, conselheiro: Paulo Sérgio Tognasini, diretor-executivo de Futebol; Valdir Pereira Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, um dos patrocinadores do clube; Raudnei Anversa Freire, parceiro e colaborador; Cesar Renato Marques Soler, parceiro e colaborador, e Leandro Massoni Ilhéu, jornalista e escritor, autor do livro “Nacional – Nos Trilhos do Futebol Brasileiro”.
Vereador Toninho Paiva, proponente da sessão solene, falou de sua forte ligação com o futebol paulistano
Luciano Faccioli, jornalista e apresentador, uma das presenças marcantes da festa
Domingos Sanches, presidente do Juventus, lembrou a tradição do clássico "Juvenal": Juventus x Nacional
Américo Calandriello Junior, vice-presidente de Relações Institucionais da FPF
Jorge Abicalam Filho, representante do Sindicato das Associações de Futebol de São Paulo (Sindibol)
Banda da Guarda Civil Metropolitana (ao fundo) deu o toque musical do inicio da comemoração
Mauro Silva, campeão com a Seleção de 1994, fala como vice-presidente da FPF
Ayrton Santiago, presidente do Nacional, contou algumas histórias do "Ferrinho"
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, afirmou que o Nacional dignifica o futebol de São Paulo
Federação Paulista de Futebol homenageia "Ferrinho" com uma placa de bronze
Antes do início da solenidade, próximo à entrada da sede social, é descerrada placa comemorativa do centenário
Claúdio Blanco Alba, o mestre de cerimônia do evento, e o violonista Robson Miguel
Inspetor de Divisão José Carlos Milanez, regente da Banda da Guarda Civil, é apresentado pelo mestre de cerimônia
E, para finalizar, não poderia faltar o bolo de aniversário, servido ao final do coquetel

 

Comentários

+VISITADOS

Barra Funda terá conjunto habitacional da Cohab

Assim ficará conjunto de habitação popular no terreno da antiga Usina de Asfalto

Ocupação sob viaduto é tema de encontro com subprefeito da Sé