No Dia de Sto. Antonio, cardeal pede luta contra corrupção

D.Odilo Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo, presidiu missa na Paróquia de Santo Antonio da Barra Funda, dia 13/6
Como parte das comemorações da pelo dia do padroeiro (13 de junho), a Paróquia de Santo Antonio da Barra Funda, localizada em bairro central de São Paulo, realizou missa especial presidida pelo cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. A igreja ficou lotada, apesar do dia chuvoso. Os fiéis queriam agradecer graças alcançadas junto ao santo que tem, também, a fama de ser “casamenteiro”. Na homília, Dom Odilo falou um pouco sobre Santo Antonio, que, em vida, lutou contra a pobreza e a corrupção.
A missa, celebrada a partir das 12h, foi a terceira daquele dia. O salão paroquial da igreja foi também tomado por pessoas que queriam saborear o “Macarrão das Mamas da Barra Funda”. Lá dentro senhoras do grupo da 3ª idade vendiam também o tradicional bolo de Santo Antonio, que serve, segundo a crença popular, para dar sorte a quem está à procura de um casamento. Em cima do salão, na igreja, os fiéis podiam pegar os pães bentos para levar para casa, outra tradição do Dia de Santo Antonio. Do lado de fora, no trecho da Rua Anhanguera que fica em frente à Paróquia, barracas armadas desde cedo ofereciam deliciosas iguarias juninas.
Com o padre Luiz à frente, D.Odilo entra na igreja
Ao meio-dia em ponto foi iniciada a missa que contou com a participação da maior autoridade eclesiástica da cidade de São Paulo, Dom Odilo Scherer. O pároco da Barra Funda, Padre Luiz Cláudio de Almeida Braga recebeu Dom Odilo na entrada da igreja para em seguida dar início à liturgia.
COMBATENTE DA CORRUPÇÃO Durante a sua homilia, o cardeal-arcebispo de São Paulo lembrou um pouco da história de Santo Antonio, que além de ser conhecido pela aproximação dos casais, também em vida foi um grande defensor dos pobres e combatente da corrupção.

“Muitas pessoas realizaram um bom casamento pela intercessão de Santo Antonio. Mas é preciso lembrar também o amor dele pelo próximo. Ele não passava pelos pobres de maneira fria: ao contrário, partilhava o pão. Por isso, a tradição celebrada no dia de hoje. Na sua época, já falava sobre a corrupção e da necessidade de nos afastarmos dela e combatê-la. Veja que a corrupção não é coisa dos nossos dias. No tempo de Santo Antonio, de Jesus e antes de Jesus já existia. O que não significa que, por isso, vamos tapar os olhos e dizer ‘tudo bem’. Não. Corrupção é desonestidade, injustiça e gera muitos males. E ela não existe só no meio político e para combatê-la, primeiro tem que se educar os filhos, ensinando-os a serem honestos, senão ela vai continuar existindo. Quem começa roubando um lápis, depois estará roubando um carro”, disse Dom Odilo. 
     
A tradição à qual Dom Odilo se referia é a entrega de pães, que aconteceu no final da missa. Cada pessoa pode levar para casa pãezinhos de Santo Antonio devidamente abençoados.

Em meio à celebração da missa com o cardeal-arcebispo de São Paulo, uma equipe da Rede Globo enviou imagens ao vivo para o telejornal SPTV, 1.ª Edição. O repórter Marcio Canuto, com seu característico bom humor, ouviu fiéis e o padre Luiz Cláudio.

(((Reportagem e fotos: Francisco de Souza//Edição de texto e fotos: Antonio Marcos Soldera)))

Dom Odilo encaminha-se para o altar...



...da Paróquia de Santo Antonio da Barra Funda



Dom Odilo saúda o santo padroeiro da Paróquia



Pedre Luiz Claudio fala sobre a data e saúda o visitante ilustre



Dom Odilo Scherer: como Santo Antonio, todos devemos lutar contra a pobreza e a corrupção



Dom Odilo Scherer: luta contra a corrupção começa na educação dos filhos



Apesar da chuva, fiéis lotaram a igreja da Paróquia de Santo Antonio da Barra Funda



Marcio Canuto, repórter da Rede Globo, cumprimenta Dom Odilo



Com seu bom humor costumeiro, Canuto entrou ao vivo da Paróquia no SPTV primeira edição



Padre Luiz Claudio também foi entrevistado por Canuto



Irreverente, Canuto brincou com os entrevistados











Comentários

+VISITADOS

Barra Funda terá conjunto habitacional da Cohab

Assim ficará conjunto de habitação popular no terreno da antiga Usina de Asfalto

Ocupação sob viaduto é tema de encontro com subprefeito da Sé