Ocupação sob viaduto é tema de encontro com subprefeito da Sé


Entidades de moradores da Barra Funda estiveram reunidas dia 5/4/23 com o subprefeito da Sé, coronel Álvaro Camilo.

Como pauta principal a solicitação de providências quanto à ocupação irregular de parte de área fechada no baixio do Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, no início da Avenida Rudge, que abriga de forma desumana e perigosa dezenas de famílias e alimenta, entre outras irregularidades, um serviço de reciclagem de lixo a céu aberto, na altura do número 200 da mesma via.

Rodolfo, chefe de Gabinete, subprefeito Álvaro Camilo, Edivaldo Godoy e Francisco de Souza

À frente desta demanda, a Associação Barra Funda Viva (ABFV), representada na oportunidade por seu atual presidente, Francisco de Souza, que apresentou também o projeto, já discutido com outras autoridades, da instalação de um sacolão nos baixios do viaduto, para dar uma utilização útil ao local e evitar invasões.

“Areião” também foi assunto

A pedido de um dos participantes da reunião, Felippe Lopes, morador do Condomínio Portal Barra Funda, edifício mais próximo à ocupação, foram comentadas demandas ligadas à Praça Nicolau de Moraes Barros, nome oficial da área conhecida como “Praça do Areião”, local sempre carente de zeladoria e manutenção.

Francisco de Souza, atual presidente da Associação Barra Funda Viva, levou demandas ao subprefeito da Sé, Álvaro Camilo

Após ouvir as solicitações, o subprefeito pediu que as entidades fizessem ofícios relatando o problema da ocupação, que afirmou ser correto ser chamada de “invasão” e sugeriu que se buscassem parcerias com empresas vizinhas, como o Laticínios Catupiry e a Faculdade Impacta, para envolvê-las também numa solução que terá que ser negociada com todos, incluindo-se aí as famílias que hoje ocupam o baixio do viaduto, em condições subumanas, num ambiente insalubre e com risco iminente, pois o local também virou depósito de material reciclável, muitos dos quais inflamáveis, além de bar e salão de cabeleireiro, ocupando de forma totalmente irregular um próprio público.

Um sacolão no lugar da invasão

O subprefeito não se pronunciou sobre a ideia da Associação Barra Funda Viva de se fazer no local um Sacolão.

Essa minicentral de abastecimento, uma carência do bairro, que teve sua população enormemente aumentada com o boom imobiliário dos últimos anos na região, é uma ideia já debatida com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e com os ex-subprefeitos Roberto Arantes e Marcelo Salles, que se mostraram simpáticos à proposta.

Edivaldo Godoy, da União dos Moradores e Amigos da Barra Funda

Sobre o outro tema da reunião, a Praça do Areião, já sem a presença do Subprefeito, mas com atendimento do seu chefe de gabinete, Rodolfo Furlan, foi acordado que a equipe jurídica da Subprefeitura Sé fará um levantamento para saber a real condição do Areião, que em parte é utilizada como praça de esporte, com um campo de futebol com gramado sintético, e em outra como área de lazer e convivência da população, porém com constantes problemas de manutenção e zeladoria, mesmo depois de firmado o Termo de Cooperação de Praças, com uma das entidades esportivas que se utiliza do campo.

O chefe de gabinete enfatizou a necessidade de se conversar com o parceiro para saber sobre eventuais dificuldades que estão tendo para cumprir as regras do Termo e, seguindo a linha do subprefeito, pediu uma solução negociada com todos os entes envolvidos.

Felippe Lopes, morador do bairro, pediu mais atenção à "Praça do Areião"

Além de Francisco de Souza, presidente da Associação Barra Funda Viva, e Felippe Lopes, participaram da reunião Edivaldo Godoy e Maria Imaculada Tironi (presidente e secretária geral da União dos Moradores e Amigos da Barra Funda) e Antonio Marcos Soldera, editor do jornal eletrônico Barra News e diretor da ABFV.

Os dirigentes das entidades de bairro sugeriram uma vistoria das autoridades aos locais para terem uma dimensão exata dos problemas ali relatados, além de se comprometerem a apresentar um pormenorizado levamento das principais questões.

Ocupação vem desde 2019

Os problemas envolvendo os baixios do Viaduto Engenheiro Orlando Murgel começaram em meados de 2019, quando o galpão onde funcionava a empresa Monte Azul, que prestava serviços à prefeitura em função da extinta Usina de Asfalto da Barra Funda, foi ocupado por mais de 50 pessoas sem-teto, metade das quais crianças, algumas vindas da favela do Moinho, outras de ocupações próximas ou das ruas.

Entre outras irregularidades, os invasores quebraram paredes do viaduto e fizeram até um bar, o "Bar da Loucura"

A parte ocupada entrava por um portão da Avenida Rudge 200, sob o Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, situado entre os bairros de Barra Funda e Bom Retiro, ligando a Avenida Rudge à Avenida Rio Branco, sobre os trilhos da CPTM, no corredor norte-sul da cidade.

O poder público acabou desocupando judicialmente a área, mas, inexplicavelmente, permitiu que os moradores se transferissem para a outra parte do viaduto, onde, embora em tamanho menor, também há um galpão.

Num dos lados do viaduto dezenas de famílias morando em condições subumanas. Em outro, uma reciclagem de lixo a céu aberto tomando toda a calçada

Ali, além de abrigar dezenas de famílias, em número de 80 segundo uma reportagem da Rede Globo, o baixio do viaduto passou a ter também reciclagem de lixo, que ocupa toda a calçada em frente ao portão que fica no número 200 da avenida.

Veja nos títulos de Barra News abaixo como tudo começou:

Galpão sob viaduto é ocupado. Vizinhança cobra providências

Secretaria de Habitação conversa com invasores

SMADS cadastra invasores de galpão sob Viaduto Orlando Murgel

 

Comentários

  1. Situação deplorável, fora que os pedestres têm que andar na rua porque a calçada virou depósito de lixo, de todo tipo, móveis descartados. Agora que a Faculdade não tem mais aulas neste prédio ,mudou pra pior, ja temos que andar no meio da rua,dividindo o espaço com os carros.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Meu nome é Laidenir Santana, por gentileza, qual é o contato telefônico do Jornal Barra News e qual e-mail posso encaminhar sugestão de pauta, aos cuidados de quem? GRATO!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

+VISITADOS

Barra Funda terá conjunto habitacional da Cohab

Assim ficará conjunto de habitação popular no terreno da antiga Usina de Asfalto