Nova TV homenageia famoso narrador esportivo

Walter Abrahão, foi narrador na época de Pelé. Quando o Rei tocava na bola, ele só dizia: "Ele"

TV Walter Abrahão, ou simplesmente TV WA, é um novo canal de televisão por assinatura que surge em São Paulo, com a proposta de oferecer conteúdo informativo, cultural e divertido.

Inaugurado em meio à pandemia, o novo canal tem buscado também dar uma forcinha ao mundo artístico, cujos profissionais se viram de uma hora para outra afastados do público presencial.

A denominação do canal é uma referência e homenagem ao célebre locutor esportivo Walter Abrahão, pai de Walter Abrahão Filho, responsável por comprar a antiga PlayTV e lançar o novo canal TV WA.

Já em sua estreia no dia 16/5/2020, TV WA apresentou programas institucionais e breve apresentação dos conteúdos que estariam por vir. Em 1/8/2020, grande parte da programação foi posta no ar, após três meses de preparação.

Confira entrevista com Walter Abrahão Filho no canal do YouTube do Barra News

Foram montados quadros que contam com apresentadores de destaque na mídia, como Jack Khury, que comanda as gravações do “Papo Direto”; Evandro Santo, apresentando o programa “Reinvenção”; Marília Marton e Eduardo Odloak, com o programa “Dose de Política”, que busca discutir política de forma leve, descontraída e abordando temas atuais, sempre regados a um bom drink; Eros Prado, membro da equipe de comediantes do Pagode da Ofensa, que apresenta o programa “O Dono da Graça”; e, para abranger um maior leque de audiência, a emissora escalou Rai Teichiman, que comanda o programa infantil “Era Uma Vez”.

CRIADOR DO REPLAY

Bi-lance, por sua vez, é o programa apresentado por Walter Abrahão Neto que relembra as narrações do avô. Bi-lance, por sinal era o nome com que o narrador esportivo Walter Abrahão batizou o replay, do qual foi criador, em 1963.

A “invenção”, segundo o portal 3º Tempo, do cronista esportivo Milton Neves, consistia em repetir algumas jogadas da partida durante a transmissão. Três anos depois, na Copa da Inglaterra, foi mostrado ao mundo, pela TV inglesa, o famoso "replay", que nada mais era do que o "bi-lance" de Abrahão.

Ainda segundo o portal, ele também foi o criador da "escolha do melhor em campo" com premiação, e do sistema de jogo de vôlei sem vantagem, com contagem direta.

REI PELÉ ERA “ELE”

Walter Abrahão nasceu na cidade de Piraju (SP) aos cinco de janeiro de 1931, filho de José Abrahão Barhum e Odette Abrahão, e morreu, em São Paulo, no dia 8 de agosto de 2011, vítima de câncer no pulmão, após ter passado por aproximadamente um mês internado no Hospital Nove de Julho.

Em 1950, na capital paulista ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1954, pela qual ganhou o diploma de bacharel em Direito em 1958, com a maior turma formada até hoje na história da escola.

Sua carreira radiofônica teve início na Rádio Difusora Noroeste de Promissão onde, com 16 anos, fez sua primeira narração de futebol. Ainda teve também breve passagem pela Lins Rádio Clube. Vindo para São Paulo em 1950, trabalhou na Rádio Cruzeiro do Sul, ingressando finalmente nas Emissoras Associadas de São Paulo. Walter Abrahão foi locutor esportivo nas Rádios Tupi e Difusora e mais tarde, ao lado de Aurélio Campos, passou a transmitir esportes na TV Tupi, onde atuou até o fechamento da emissora.

Quem teve oportunidade de acompanhar suas narrações de futebol pela TV Tupi, certamente vai se lembrar de uma característica marcante diante dos jogos do Santos. Sempre que Pelé tocava na bola, ele não dizia o seu nome. Apenas dizia “Ele”, e tudo mundo entendia que estava se referindo o Rei do Futebol. Walter Abrahão  participou da transmissão de cinco copas do mundo.

“Este canal foi feito com muita dedicação, em homenagem ao meu pai Walter Abrahão, um canal que começa do zero, porém carregando uma grande história de um dos maiores jornalistas esportivos de todos os tempos, meu pai Walter Abrahão, com um lema de ajuda ao próximo e entretenimento”, explica o criador do canal, Walter Abrahão Filho.

VEJA A PROGRAMAÇÃO


Confira os programas da TV WA, que pode ser assistida via satélite pelos canais 122 (Claro TV), 109 e 143 (Oi TV), 161 (Sky) e 150 (Gigabyte):

       Na linha do tiro - uma série que narra a vida de profissionais que trabalham em escolas de tiro.

       De Facto - artigos constitucionais em pauta no cotidiano do Brasil, para entender melhor seus direitos.

       A Força dos Heróis - documentário que mostra a rotina de médicos na linha de frente no combate ao Covid-19 e a preocupação dos familiares que permanecem distantes de seus entes queridos, que lutam para salvar vidas.

       Era uma Vez - um programa de contos infantis com uma linguagem fácil e divertida com lindas histórias tiradas dos livros em um ambiente mágico.

       Bi-Lance WA - uma programação brilhante de Walter Abrahão Neto em um programa que relembra as narrações do grande locutor esportivo e político, Walter Abrahão, prestando homenagem ao avô.

       Reinvenção - programa que explora as diferentes dimensões das atitudes responsáveis por reinventar grandes mudanças de comportamento.

       Papo Direto - programa de entrevistas.

       Pessoas que amamos - programa que homenageia grandes nomes marcantes da história, sobre histórias de superação.

       Dose de Política - para falar de política de forma descontraída e no final trazer uma receita de bebida para o expectador degustar enquanto se prende nas discussões que são levantadas durante o programa.

       Super Fight - livros que viraram filmes de grande sucesso, com fãs espalhados pelo mundo inteiro.

       Geek Tour Adventures - batalha de drones a sumô, do futebol ao MMA, o programa perfeito mostra que podemos ter robôs como atletas nos esportes.

       Game Over - com uma programação variada de entrevistas, gameplays, trailers e muito mais. Novidades do mundo tecnológico sempre atualizadas.

       Caverna do Caruso - Os Três Elementos falam sobre as grandes sagas dos quadrinhos e cultura pop.

       Mais Geek - um programa voltado à cultura geek, com informações sobre animes, mangás, games, cards, séries, quadrinhos. Inclui os animais Re Zero e Darling in the Franxx.

       Pagode da Ofensa - idealizado por humoristas, com paródias da ofensa e trotes, levam o público ao delírio com suas apresentações, ninguém fica parado com essa turma que vem deixando esta emissora cada dia mais divertida.

•       Dono da Graça - conteúdo humorístico.

Comentários

+VISITADOS

Barra Funda terá conjunto habitacional da Cohab

Assim ficará conjunto de habitação popular no terreno da antiga Usina de Asfalto

Ocupação sob viaduto é tema de encontro com subprefeito da Sé