Paróquia de Santo Antonio da Barra Funda tem novo pároco

José Donizeti Coelho, vem da Paróquia de São Joaquim, no Cambuci, onde foi pároco por 17 anos

Em missa realizada na noite do último domingo (11/4/21), celebrada por Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal da Região Sé, foi empossado canonicamente como novo pároco da Paróquia da Santo Antonio da Barra Funda, o padre José Donizeti Coelho, e apresentado, como administrador paroquial, o cônego Severino Martins.

O padre Donizeti ocupa o lugar deixado pelo padre Luiz Cláudio Braga, que conduziu por oito anos a Paróquia de Santo Antonio da Barra Funda, e agora assume a Igreja de Santa Luzia, na Rua Tabatinguera, próximo à Praça João Mendes, e também a Paroquia de Santa Francisca Xavier Cabrini, na Chácara Carvalho, também na Barra Funda, onde funciona o tradicional Instituto de Educação Boni Consilii.

Dom Eduardo Vieira dos Santos entrega o decreto de nomeação ao novo pároco 

A despedida do padre Luiz Cláudio, que era muito querido pela comunidade paroquiana e um atuante defensor das causas do bairro, integrando, inclusive a Associação Barra Funda Viva, onde era conselheiro, aconteceu na noite de 4/4/21, numa concorrida live pelo YouTube.

Pelo YouTube, por sinal, algo que se tornou normal nos tempos de pandemia, pôde ser acompanhada pelos fiéis a posse do novo pároco.

Em nome dos paroquianos da Barra Funda e da Pastoral da Terceira Idade, Angelina Manzini, deu as boas-vindas ao novo pároco.

Angelina Manzini fez a saudação ao novo pároco, em nome dos paroquianos 

“Seja bem-vindo nesta comunidade. A partir de agora entre nós, será membro de cada família. Compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o pastor que cuida e conhece suas ovelhas e o seu rebanho. Que possa nos ensinar a perdoar, consolar e ajudar ao próximo. Nós te abraçamos e recebemos com carinho. Sabemos que vai conquistar e ser conquistado por esta paróquia. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Oferecemos a nossa amizade, a nossa disponibilidade, no dia a dia da nossa vida comunitária. Queremos somar e multiplicar. Muitos são os desafios, padre Donizeti. Mas tenha a certeza de que o senhor nunca estará só”, disse Angelina, saudando também o cônego Severino, que já atuava na paróquia desde o ano passado e que continuará como administrador.

“Catedral” de Santo Antonio

Em sua fala, Angelina, relembrando uma observação do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), desejou que ambos venham a ter um excelente trabalho na “catedral” de Santo Antonio,

Segundo Angelina, quando visitou a igreja de Santo Antonio da Barra Funda, após a conclusão das obras, o cardeal teria feito o seguinte comentário ao cônego Vicente Miguel Marino, então responsável pela Paróquia: “Cônego, o senhor não fez uma paróquia, o senhor fez uma catedral”.

Em suas palavras, destacando que foi pároco por 17 anos, da Paróquia de São Joaquim, no Cambuci, onde participou de algumas importantes missões, padre Donizeti afirmou que pretende manter o mesmo espírito na Paróquia de Santo Antonio da Barra Funda, procurando “cuidar bem do povo de Deus”.

“Assim eu também quero ser nessa paróquia de Santo Antonio. Estar aberto e disponível para acolher aquele que chega. Aquele que quer ouvir uma palavra de consolo, aquele que quer simplesmente ouvir a voz do padre”, afirmou. 

Padre Luiz Cláudio, pároco anterior, fala na apresentação da Associação Barra Funda Viva, onde era conselheiro
Atuação pelas causas do bairro: Padre Luiz Cláudio entrega abaixo-assinado pedindo reforma de passarela



Comentários

+VISITADOS

Barra Funda terá conjunto habitacional da Cohab

Assim ficará conjunto de habitação popular no terreno da antiga Usina de Asfalto

Ocupação sob viaduto é tema de encontro com subprefeito da Sé